O carnavalesco Fábio Ricardo anunciou o enredo da Rocinha para 2009 na festa de comemoração dos 20 anos de fundação da escola de S. Conrado. O enredo vai descrever "a cidade do Rio de Janeiro através das charges, na visão contemporânea do cartunista J. Carlos (1884-1950), considerado o maior caricaturista do século XX". E mais: " o enredo vai retratar através das caricaturas, o dia-a-dia do carioca, as praias, o carnaval, a moda e os personagens típicos da cidade".
A Paraíso do Tuiuti (vice-campeã do acesso B, agora no acesso A) contrata o carnavalesco Eduardo Gonçalves (ex-Lins Imperial), que entra na vaga de Eduardo Silva. A agremiação de S. Cristóvão apresenta o novo artista dia 05 de abril na festa de 54º aniversário da escola.
A S. Clemente anuncia a permanência do requintadoMauro Quintaes, agora sozinho, como carnavalesco para 2009. Depois do rebaixamento em 2008 para o grupo de acesso A, a S. Clemente desfez a comissão de carnaval composta por Mauro, além de Milton Cunha e Fábio Santos, este último já contratado pela Império da Tijuca.
O carnavalesco da Renascer de Jacarepaguá, Paulo Barros (também na Unidos do Viradouro), convidou para desenvolver com ele o enredo da agremiação o carnavalesco Paulo Menezes (os dois na foto de Elisa Fernandes). Paulo Menezes esteve um ano afastado do carnaval e já trabalhou na Estácio, no Império Serrano e na Mocidade Independente, entre outras agremiações.
A escola Renascer de Jacarepaguá acaba de contratar o polêmico carnavalesco Paulo Barros. O artista, já conhecido pelo seu estilo "desconstrutivista", vai acumular o desfile da escola da zona oeste do Rio com a Viradouro de Niterói.
A Inocentes de Belford Roxo contrata o carnavalesco Roberto Szaniecki que este ano assinou o desfile da Grande Rio. Szaniecki fará jornada tripla em 2009 porque, além do carnaval da Mangueira, fará também a escola Império da Casa Verde, de S. Paulo. A Inocentes foi a campeã do grupo de Acesso B (com Jorge Caribé) e faz sua estréia no sábado de carnaval de 2009 também na Sapucaí.
Até agora dois candidatos à eleição da tricolor insulana. Dr. Ney, atual presidente do Conselho Deliberativo da Escola, e Leila Gazzeli disputam a presidência da União da Ilha em eleição dia 13 de abril. Leila adianta a intenção, se eleita, de contratar o carnavalesco Paulo Menezes.
Fábio Ricardo renovou seu contrato e vai continuar na Rocinha. O carnavalesco Fabinho apresentou um belo trabalho em fantasias e alegorias no desfile de 2008 e a escola conquistou o vice-campeonato do grupo de Acesso A. Na imagem ao lado (de Alexandre Vidal - fotoBR), a comissão-de-frente da agremiação da borboleta se apresenta na Sapucaí em 2008.
As 10 escolas que desfilam no Acesso A são filiadas à AESCRJ - Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro. O desfile ocorre no sábado de carnaval na Marquês de Sapucaí e a campeã passa a ter o direito de se apresentar no ano seguinte no grupo especial. No entanto, as duas últimas colocadas descem para o acesso B. A seguir todas as agremiações que compõem o grupo no carnaval 2009 e, ao final do blog, confira os links para Carnaval 2008, Grupo Especial - 2009 e Grupo de Acesso B - 2009.
As notícias do mundo das Escolas de Samba - grupo de acesso A - carnaval de 2009
Onde? Quando?
As Escolas de Samba do Grupo de Acesso A desfilam no sábado de carnaval na Marquês de Sapucaí. Apenas a campeã sob para o grupo especial no ano seguinte. As 10 escolas do grupo são filiadas à AESCRJ.
- logotipo da AESCRJ, entidade de associação do grupo de Acesso A
Sede da AESCRJ
Rua Jacinto, 67 - Méier (telefones: 2269-3445 e 2596-1127)